18 junho 2010

Cinema Digital: Reflexões e Prática

A tecnologia digital institucionalizou-se e trouxe com ela novas perspectivas de articulação econômica, criativa e informativa. A convergência de equipamentos e a descentralização dos pólos de emissão possibilitam a qualquer indivíduo produzir e distribuir idéias através das redes estabelecidas (pela teledifusão, pelos telefones celulares, pela web).
Dois fenômenos, contudo, ocorrem paralelamente: de um lado o aprimoramento tecnológico (com o advento do HDTV), novos métodos de produção e uso, e o estudo de novas linguagens ainda em processo; de outro a captação imediata, ou a produção amadora e independente, caracterizado pelo imediatismo, pelo que se quer contar, pelo fato em si. O cinema explora ambas as possibilidades pela liberdade que lhe é inerente. Insere desse modo, em sua essência, a eficácia e a técnica das matrizes avançadas e a criatividade e o senso de oportunidade do sujeito que percebe e reproduz a ação. São, portanto, a técnica e a criatividade dois elementos em constante movimento que permeiam as produções cinematográficas.
Mas como inovar e se destacar sem o reconhecimento desses caminhos inovadores, sem sua atualização constante, e, principalmente, num mundo possível a todos? Fazer cinema digital é participar de um movimento que se inicia, e que comunga de valores comunitários e democráticos. Um mundo dado pelas novas tecnologias. É nesse mundo que a Unimonte entra agora, na vanguarda com a vanguarda.




Objetivos 
=> Inserir os profissionais das Ciências Sociais Aplicadas, especificamente os comunicólogos, no pensamento cinematográfico e em sua plataforma mais atual: a digital.
  =>Levar o aluno a entender as tendências que se apresentam na linguagem, na produção e no mercado do Cinema Digital.
=> Estimular o aluno para a formação de empreendedores de produção, capazes de formalizar projetos e propostas para a captação de recursos junto a organismos públicos e privados.

 => Possibilitar ao aluno uma visão de independência econômica aos egressos dos cursos de comunicação.
  => Levar o aluno a encontrar, através da pesquisa conceitual, modos alternativos de construção da imagem.
  => Possibilitar o aluno a se desenvolver de modo pioneiro em um terreno profissional ainda inexplorado no país.

Público-alvo 
Profissionais graduados que atuam nas áreas de cinema, mídia e comunicação em geral, e que buscam atualizar-se quanto às práticas e tendências da produção cinematográfica digital.

Nenhum comentário: